Parentalidade - a que se refere
E assim é. Mas nos contextos contemporâneos, referindo-se ao papel dos pais tradicionais, sendo o caso, vai além dele, para os casos monoparentais ou outros tipos de família. Engloba as figuras de apoio como avós, tios, padrinhos e também os cuidadores que tenham um papel central no desenvolvimento da criança.
O conceito foi introduzido no final da década de 50 do século XX, mais especificamente em 1959 por Therese Benedek a partir da premissa de que quando nasce um filho há mudança no desenvolvimento da mãe.
A parentalidade veio a desenvolver-se no modo como é entendida e perspetivada e, alargando-se a todos os membros da família e eventualmente outros significativos, tem na base que com cada nova criança há mudanças no desenvolvimento de cada membro e da unidade familiar enquanto tal. E não começa aquando do nascimento mas logo na adaptação de cada elemento à gravidez (dedicarei outras publicações ao tema). Pode ser um 3º ou 4º filho, já haverem outras. Mas há sempre adaptações. No caso concreto da mãe e do pai, é diferente ser mãe ou pai de 2 ou 3 filhos do que de um quarto. Pode pensar-se que as alterações são mais acentuadas num primeiro filho e de um primeiro para um segundo. É natural que assim seja. Mas há sempre adaptações. Além de que existindo já crianças, a chegada de um irmão ou mais um irmão implica também adaptações de todos.
A parentalidade é entendida como possuindo a função de apoiar o desenvolvimento da criança nas dimensões físicas, cognitivas, emocionais, psicológicas e sociais. Tem na sua base laços afetivos que se iniciam, como referi antes, na gravidez e que se mantém ao longo da vida e que são indispensáveis à saúde da criança e de todas as pessoas envolvidas.
O desenvolvimento de uma parentalidade significativa é satisfatória e base de bem-estar e felicidade para todos. Há sempre adaptações a fazer que podem ser mais ou menos fáceis e para as quais o Coaching pode ter um papel fundamental ajudando o elemento da família ou esta no seu todo a adquirir o que entende que é o melhor para si.
Mais informações
excelsiorcoaching.anasousa@gmail.com
Ana Sousa
Todos os direitos reservados.
Comentários
Enviar um comentário