Aprendizagem e Sucesso

 Praticamente ninguém duvida da importância da educação formal, escolar e instituída. Reconhecendo que não é a única, pois também se aprende em meios informais, não formais e não escolares como escrevi na publicação anterior, é a ela que está ligada a escolha e a formação profissional. Mesmo em crianças em tenra idade, a pergunta “o que queres ser quando fores grande?” já aponta neste sentido. Possivelmente uma das maiores preocupações de pais e educadores é que o seu filho ou educando não tenha sucesso académico traduzido numa classificação positiva que lhe permita prosseguir estudos, arranjar emprego, seguir uma carreira.

Desde logo separemos sucesso académico e sucesso na aprendizagem. Não são a mesma coisa. O sucesso na aprendizagem refere-se à aquisição de conhecimentos, competências e habilidades/capacidades bem como o modo de os usar na vida. O sucesso escolar é mais restrito e tem a ver com o desempenho dos estudantes na escola, universidade ou academia e geralmente traduz-se numa classificação e progressão no estádio da aprendizagem. Pode pensar-se que os dois tipos de sucesso são inseparáveis mas não é necessariamente assim.


De facto, o sucesso na aprendizagem e o sucesso académico são influenciados por muitas variáveis, individuais, de grupo, escolares, familiares, etc. etc. Mais ainda, e possivelmente todos nós conhecemos pessoas que não tiveram sucesso académico mas têm sucesso na aprendizagem, ou seja, são capazes de aplicar com sucesso na sua vida conhecimentos, saberes e habilidades ainda que não tenham tido ou não tenham classificações altas ou terem mesmo reprovado. E o inverso também sucede: deter classificações elevadas mas apresentar dificuldade em aplicar os respetivos conhecimentos na vida prática e/ou quotidiana.

Há muitos fatores que contribuem para o sucesso na aprendizagem e para o sucesso académico e a eles me referirei com maior pormenor noutras publicações. De um modo geral são fatores individuais, familiares, institucionais, e por aí adiante.

Por outro lado, o insucesso também se reverte de muitas formas e significados. Reprovar nem sempre é um desastre; pode ser uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento. E o que dizer do sucesso académico traduzido em notas altas mas cujo esforço afetou a vida pessoal, afetiva e até a saúde?





Como lidar com tudo isto?

Enquanto Coach trabalho com qualquer tipo de falta de sucesso ou de sucesso incompleto, de acordo com o significado que tem para as pessoas envolvidas: estudante, família, professores. Pode ser um caso de reprovação e a necessidade de lidar com esse facto, dificuldade de alcançar boas classificações, dedicação exaustiva ao estudo sem a respetiva recompensa classificativa, estudo que ocupa toda a vida do estudante e provoca desgasto ou prejudica outras áreas da vida. Estes e muitos outros casos são abordados com sucesso pelo Coaching.

 

Mais informações:

Ana Sousa

excelsiorcoaching.anasousa@gmail.com



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saúde da Mulher e Sexualidade

Coaching Pessoal e Profissional - Processo para colocar em ação o potencial interior e alcançar a vida que se deseja

Quem é Ana Sousa - o seu Coach